quinta-feira, 4 de março de 2010

Argila - Tecnicamente falando

Argila é matéria que provém da decomposição, ao longo de milhões de anos, de rochas feldspáticas, muito abundantes na crosta terrestre. Esta decomposição se deve principalmente à ação da água, que atua sobre as rochas como poderoso agente abrasivo, disolvendo os materiais solúveis e depositando-os.
Classificamos as argilas em dois tipos: primárias e secundárias (ou sedimentares).
As primárias são as que se formam no seu próprio lugar de origem - a rocha mãe - onde se encontram mais protegias dos agentes atmosféricos. Caracterizam-se por partículas grossas e uma coloração mais clara. São pouco plásticas mas de grande pureza, possuindo um alto nível de fusão. Uma das argilas deste tipo é o caulim ou caulino.
As argilas secundárias são aquelas que foram transportadas para longe da rocha mãe, por ação da água, do vendo ou mesmo dos glaciares. Estas argilas são mais finas e mais plásticas do que as primárias, embora possam conter impurezas devido ao seu contato com outros materiais e mesmo com matérias orgânicas. São argilas que sofrem alterações de coloração e apresentam um nível de fusão mais baixo.
(Livro La Cerámica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário