quinta-feira, 4 de março de 2010

Argila - Plasticidade e Contração

Plasticidade

Quando se molda a argila úmida, as sua plasticidade faz com que ela conserve a forma que lhe foi dada. Quanto mais plástica é uma argila, mais água absorverá, aumentando assim de volume. No entanto, se a quantidade de água for excessiva, a plasticidade diminuirá - a argila converte-se numa matéria mole e pegajosa, devido à perda de aderência das suas partículas. Isto é facilmente comprovável  nas argilas com excesso de água, que devem perder parte da sua umidade antes de serem utilizadas.
Depois de se preparar a argila, ela deve ser deixada em repouso durante algum tempo em ambiente úmido adequado. O envelhecimento aumenta o nível de plasticidade da argila, tal como o amassamento.

Contração

Em contato com a água, as argilas amolecem e aumentam de volume, absorvendo o líquido pouco a pouco. Em contato com o ar, pelo contrário, as argilas úmidas endurecerão e perderão volume. A esta redução da argila chamamos contração ou encolhimento. As peças secas à temperatura ambiente conservarão sempre um certo grau de umidade - só mediante a sua introdução num forno, e subindo a temperatura até os 100 °C, poderão ser consideradas totalmente secas. Mas temos de ter em consideração que, deste modo, a argila ainda só terá perdido a água de constituição física; para que ocorra também o desaparecimento da água de constituição química da argila, será necessário subir as temperaturas até os 550ºC. A partir de agora, a argila tonar-se-á dura e compacta, produzindo-se uma lateração irreversível na sua estrutura. Em suma a contração da argila ocorre em duas fases: primeiramente durante a secagem e depois através da cozedura.

(Livro La Cerámica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário